Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Dez Anos Brincando de Agroecologia

Publicado em 9 de Maio de 2016 às 15:10

Dez Anos Brincando de Agroecologia

Por Fabiano C. César
Criança aprende brincando. Brincar faz parte da infância. As brincadeiras contribuem para a construção da capacidade cognitiva e da aprendizagem das crianças. Pensando nisso, o CAA/NM desenvolve há dez anos o projeto Enlaçando Experiências que tem como objetivo proporcionar condições e situações locais estimuladoras para crianças e adolescentes, partindo dos seus valores culturais e sua realidade. O Enlaçando Experiências busca implantar ações locais que valorizem o saber e a visão da criança e por fim, estimular e sensibiliza-las quanto à sua responsabilidade individual e global em relação à educação ambiental. 
 

O projeto já desenvolveu uma série de atividades com as crianças do Norte de Minas, trabalhando temas como: soberania e segurança alimentar, acesso à água, educação contextualizada, consumo consciente, sementes crioulas, os perigos dos agrotóxicos, entre tantos outros. 

Destaca-se a abordagem que o projeto utiliza com teatro de fantoches, desenhos, pinturas e vídeos educativos. Falar com criança é uma arte carregada de desafios, e o Enlaçando Experiências vêm aceitando esse desafio com muita coragem, esperança e profissionalismo. 
 

No dia 28 de abril de 2016, integrantes do projeto, juntamente com os parceiros da Actionaid, realizaram um encontro especial, no quilombo Brejo dos Crioulos em São João da Ponte onde foram realizadas várias atividades enriquecedoras. As crianças e adolescentes das comunidades de Caxambu e Orion se reuniram para participar das atividades do Enlaçando Experiências e estavam animados com a chegada da equipe do projeto na comunidade. Quando o teatro de fantoches começou, os sorrisos foram contagiantes.  
 

S. L. J. de 11 anos de idade, morador da comunidade de Caxambu, assistiu alegre ao teatro que abordou temas de agroecologia, relações de produção e memória do lugar. Ao final se divertiu desenhando e brincando com as demais crianças, ao falar sobre a participação no projeto ele disse: “eu venho porque gosto de brincar, desenhar e também porque aprendo bastante”. Na comunidade de Orion, a adolescente. J. A de 14 anos, disse que participa do projeto desde os sete anos de idade: “eu gosto muito, a gente brinca e aprende coisas legais. Aprendemos sobre coisas que vamos fazer aqui na comunidade”. 
 

A realização desse trabalho do Enlaçando experiências mostrou que cultivar a agroecologia no coração das crianças é o caminho para a construção de um novo paradigma de natureza, pautado na sustentabilidade, no respeito às relações de produção, na preservação das águas e na convivência com o meio ambiente


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Fabiano Cordeiro César