Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Conferências de ATER apontam caminhos para fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.

Publicado em 11 de Março de 2016 às 17:03

Conferências de ATER apontam caminhos para fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.

Por: Fabiano César

Montes Claros sediou a 2º Conferência Regional/Territorial de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural no dia 07 de março, com o tema: Ater, Agroecologia e alimentos saudáveis. O momento foi de diálogo entre sociedade civil e governo, e a construção de propostas para fortalecer a ATER. Aconteceu ainda a realização de eleições de delegados para representar a região na Conferência Estadual. Com a forte presença de agricultores e agricultoras de 27 municípios da região, organizações governamentais – Idene – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais / Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais-, e não governamentais – CAA/NM – Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas Gerais – Unicafes – União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia, FETAEMG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais e sindicatos. Os debates estabelecidos buscaram a promoção do desenvolvimento rural sustentável, baseado nos princípios da agricultura familiar e na reforma agrária.

Segundo Edgar dos Anjos, assessor do Ministério de Desenvolvimento Agrário-MDA, presente no encontro, “A conferência foi muito boa, com presença volumosa de municípios. A qualidade do debate não poderia se esperar menos, pela quantidade de agricultores e agricultoras que tem aqui, e pela capacidade que eles têm de acessar e executar as politicas públicas. Na região norte temos o maior índice de execução das políticas públicas de ATER. Com certeza as propostas daqui vão refletir na esfera estadual. Para o MDA é fundamental ouvir os agricultores(as) e construir junto com eles propostas de políticas públicas”.

Para Nayara Oliveira, moradora de São João da Vereda, município de Montes Claros, agricultora rural atuando na Fetaemg como suplente da coordenação de Jovens do Norte de Minas, a conferência “gerou uma expectativa boa, já estou nessa luta, buscando a melhoria de vida do jovem e da mulher rural, buscando que o jovem tenha a opção de permanecer no campo, com vida digna e acesso a políticas públicas”. Nayara foi eleita como delegada da Juventude e vai participar da Conferência Estadual de ATER, que vai eleger delegados para a Conferência Nacional.


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia