Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br

Geraizeiros no Sertão Norte Mineiro

Geraizeiros no sertão do norte de minas

O signo identitário dos geraizeiros está vinculado àquela formação a que se denomina gerais, ou sejam, os planaltos, as encostas e os vales das regiões de cerrados, com suas vastidões que dominam as paisagens do bioma Cerrados. O aspecto que os distinguem é uma forma singular de apropriação da natureza regida por um sistema peculiar de representações, códigos e mitos (Dayrell, 1998). Com o plantio de lavouras diversificadas em espécies e variedades essa população tradicional constrói seus sistemas de produção. Para que os mesmo garantam suas reproduções, os cerrados com seus tabuleiros, espigões e chapadas fazem parte da estratégia produtiva fornecendo, por meio do extrativismo, forragem para o gado, caça, madeira, frutos, folhas, mel e medicamentos. 

Na percepção dos nativos, esse imenso gerais é recortado por pelo menos por quatro grandes unidades ecológicas: a chapada, os tabuleiros, os carrascos e as vazantes.

A lógica da ocupação dos terrenos pelos geraizeiros segue uma estratégia de multi-usos das diferentes unidades da paisagem, explorando suas potencialidades, mas respeitando, também, os seus limites. A apropriação é realizada aproveitando-se a fertilidade e a umidade das vazantes para as culturas mais exigentes.  Nos tabuleiros constroem suas moradas, plantam os quintais, criam os pequenos animais e cultivam plantas adaptadas. Das chapadas e dos carrascos provém o complemento fornecido pela diversidade de frutíferas nativas, óleos, fibras, forragem para o gado, lenha, madeira para diversos fins. A interação é complexa e a manutenção da vitalidade dos ecossistemas é fundamental para a sobrevivência das famílias (Dayrell e outros, 2005: 64). 

Assim, o aspecto da vida dessa população vivendo nos gerais que é transformado em diacrítico que os diferencia diante de outros grupos sociais que os circundam é a lógica da ocupação do terreno e o manejo nele desenvolvido, além de uma comunalidade na apropriação do território de cada comunidade.